-
Eficiência alimentar animal: sustentabilidade ambiental e econômica
- Voltar
Metadados
Título
Eficiência alimentar animal: sustentabilidade ambiental e econômica
Coordenador
Marcio Cinachi Pereira
Descrição
Vários estudos têm mostrado que a eficiência alimentar dos animais de produção, com menor consumo e maior ganho em peso podem produzir animais que emitem menos gases de efeito estufa como o CH4, menor produção de dejetos e redução de área para produção de alimentos (Basarab et al., 2003, Nkrumah et al., 2006; Hegarty et al., 2007; Santana et al., 2014; Lima, 2016).
Além disso, o desempenho animal está diretamente relacionado com a dieta ingerida, e a alimentação representa grande parte do custo de produção total. Aproximadamente, 80% dos custos de produção na terminação de bovinos são devido a alimentação e 89% se devem ao custo com a energia da dieta (Seabury et al. 2017 e Liu et al., 2000).
Assim, para incrementar a lucratividade e sustentabilidade ambiental e econômica de sistemas de produção animal é fundamental possibilitar acesso e correta utilização dos produtores rurais as ferramentas relacionadas eficiência alimentar.
Estão envolvidos neste programa de extensão 12 professores e 3 diferentes Departamentos de várias áreas de conhecimento do Centro de Ciências Agrárias da UFSC bem como técnicos da Fazenda da Ressacada. Os componentes da equipe desenvolverão diferentes ações de extensão, pesquisa e ensino.
O objetivo deste programa de extensão é realizar o levantamento dos produtores rurais potencialmente aptos a terem acesso as ferramentas relacionadas à eficiência alimentar animal, avaliar e identificar o desempenho dos animais pertencentes aos produtores rurais nas suas propriedades e desta Universidade, disponibilizar e comercializar o material genético animal superior desenvolvido nesta Universidade e assessorar tecnicamente o produtor rural na utilização destas ferramentas que estão associadas a maior lucratividade e sustentabilidade ambiental dos sistemas de produção animal em virtude de estarem associadas ao menor consumo de alimento e maior ganho em peso pelo animal, diminuição nos custos de produção, emissão de menos gases de efeito estufa, menor produção de dejetos e redução de área para produção de alimentos.
Assunto
Ambiental
Vigência
2022-2027
Centro
Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Tipo de Projeto
Extensão