-
Flora e Funga do Brasil
- Voltar
Metadados
Miniatura

Título
Flora e Funga do Brasil
Autor
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Data de publicação
2024
Citação (ABNT)
Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/. Acesso em: 16 Dez 2024
Link da fonte do material
Descrição
No ano de 2010, o Brasil conseguiu cumprir a Meta 1 estabelecida pela Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC-CDB), no âmbito da Convenção da Diversidade Biológica com a publicação do Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil (veja acima em “Publicações/Referências”) e com o lançamento da primeira versão online da Lista de Espécies da Flora do Brasil. O projeto “Lista do Brasil”, como ficou popularmente conhecido, foi encerrado em novembro de 2015, com a publicação de cinco artigos e suas respectivas bases de dados (veja acima em “Acesso aos Dados” e “Publicações/Referências”). No início de 2016 foi lançado o projeto Flora do Brasil 2020, com o objetivo de cumprir a Meta 1 estabelecida pela GSPC-CDB para 2020, com a divulgação de descrições morfológicas, chaves de identificação e ilustrações para todas as espécies de plantas, algas e fungos conhecidos para o país. Ao final de 2020 foram disponibilizadas de forma ampla e irrestrita monografias para todas as famílias de Briófitas, de Samambaias e Licófitas e de Gimnospermas nativas do Brasil, bem como as monografias para 90% das famílias de Angiospermas. Os resultados alcançados foram fruto do trabalho colaborativo de mais de 900 taxonomistas, brasileiros e estrangeiros, em uma plataforma online para a inclusão de dados dos seus grupos de especialidade. Além da elaboração das monografias, esses pesquisadores também são responsáveis pela inclusão de informações sobre nomenclatura (nomes aceitos vs. sinônimos) e distribuição geográfica (abrangência no Brasil, endemismo e Domínios Fitogeográficos), além de incluírem dados valiosos sobre formas de vida, substrato e tipos de vegetação para as espécies trabalhadas. É importante ressaltar que imagens em alta resolução de exsicatas, bem como imagens das espécies na natureza e ilustrações científicas também são associadas às espécies para auxiliarem no seu reconhecimento. Contudo, as monografias concluídas para Algas e Fungos não conseguiram abranger a real diversidade destes grupos no Brasil e isso foi um estímulo para o início desta nova fase do projeto, agora denominado Flora e Funga do Brasil. Esta mudança visa buscar uma terminologia biológica mais inclusiva para o Reino Fungi e um maior engajamento da comunidade micológica e liquenológica, tanto para a melhoria da lista de espécies ocorrentes no País, quanto para a elaboração de monografias.
Acima, em “Condição Atual dos Táxons”, você pode saber quais famílias, classes (Algas), ordens (Fungos) e/ou gêneros já foram ou estão sendo monografados e quais ainda estão disponíveis. Caso você seja um taxonomista de formação e tenha interesse em participar deste projeto, envie um e-mail para o nosso contato indicando o grupo taxonômico de interesse para receber maiores informações.
Neste momento, o projeto Flora e Funga do Brasil reconhece 52844 espécies (nativas, naturalizadas e cultivadas), sendo 5044 de Algas, 1618 de Briófitas, 1412 de Samambaias e Licófitas, 121 de Gimnospermas, 36422 de Angiospermas e 8227 de Fungos.
Assunto
Botânica | Brasil
Tipo de documento
Website